Depois de quatro meses de paralisação, em função de complicações da pandemia, as provas de arrancada voltaram ao complexo Velopark, em Nova Santa Rita (RS). A etapa de retorno, que marcou a abertura oficial da temporada 2021, ocorreu entre os dias 18 e 20 de junho, com 150 carros inscritos e percurso de aceleração de 201 metros.
Para nós, da FuelTech, foi uma prova especial, já que os carros equipados com nossos produtos se sagraram vencedores em todas as categorias. É isso mesmo: fechamos o fim de semana com 100% de aproveitamento! Os produtos FuelTech não estavam presentes apenas nos carros vencedores nas categorias de dragster (júnior e adulto), que utilizam sistemas diferentes.
Com constante ameaça de chuva, a prova não contou com a fase eliminatória e os resultados foram definidos conforme os melhores tempos ao longo de três sessões classificatórias. A arrancada no Velopark terá ainda outros três encontros em 2021. A próxima etapa acontece de 20 a 22 de agosto.
O carro mais rápido do Brasil
O único recorde do fim de semana renovou uma marca expressiva para Roderjan Busato, da equipe Speed Unlimited: o paranaense virou 3s849 com seu Camaro Pro Mod de motor V8 Hemi biturbo e confirmou a condição de carro mais rápido do Brasil. A marca, com velocidade final de 310 km/h, é um milésimo superior àquela estabelecida anteriormente pelo próprio Busato.
O fim de semana ainda marcou a estreia de Diego Busato, irmão de Roderjan, na Pro Mod, com seu Camaro recordista na categoria Traseira Super (TS). A dupla disputou na pista com outro Camaro, de Jader Krolow, que trouxe de volta às pistas seu Chevy Nova. Agora com motor V8 nitro, o Nova venceu pela categoria TS, com belos duelos contra o Dodge Challenger de André Carrillo.
Opalas: troca de pilotos e recorde em 201m
Sempre festejada pelo público, a categoria Turbo Traseira A teve uma inusitada troca de pilotos no fim de semana. Diante da impossibilidade de Adriano Steffani pilotar seu Opala #81, o comando do carro foi assumido por Celso Camargo, que cedeu seu Opala #101 para Fábio Costa. O curitibano aproveitou a oportunidade e venceu a prova. Outro destaque foi o novo carro do catarinense Israel Fontanella, conhecido como Black Metal.
Já a categoria XTM, futura casa do Opala Metal do mesmo Fontanella, viu o retorno de outro famoso Opala às pistas, o de Rodrigo Leal, o Perigoso. Em sua melhor passagem, ele cravou o tempo de pista de 4s443, o melhor de um Opala em pistas brasileiras em 201m. A melhor marca de um exemplar do modelo pertencia a Jader Krolow, em 2015, com Opala V8 biturbo da Speed Unlimited, com 4s476.
Ainda na XTM, Bianca Pires voltou às pistas com sua nova Chevrolet S10 e fechou na quinta posição, logo atrás do Dodge Dart de Cláudio Castañon, que orgulhava-se de passar a ser, neste fim de semana, o primeiro carro com motor V8 do planeta a utilizar válvula wastegate eletrônica.
Temporais (na pista) até depois da prova
Após às 18h de domingo (20), ao término da terceira classificatória, a organização autorizou uma sessão de treinos livres, em que muitos pilotos aproveitaram para acelerar pela última vez no fim de semana. E muitos deles obtiveram excelentes desempenhos.
Ricardo Righi, que venceu na classe Força Livre Dianteira com o Gol preparado por sua equipe, a RCR Motores, atingiu no pós-prova a marca de 4s8 em tempo de pista, que já havia rendido a ele o recorde da categoria em outra ocasião. Já o Astra #229 de Alex Moreton, da equipe 333, virou exatos 5s600, marca que representa recorde extra-oficial da categoria Dianteira Turbo A.
Confira abaixo a lista de pilotos vencedores, com seus respectivos carros e equipes, da 1ª etapa da Arrancada Velopark em 2021:
DS: Evanir Fortunato (Gol #747 )
DTA: Cristiano Duarte (Gol #233 - 333 Motorsport)
DTA-L: Aldo Hiroshi (Gol #111 - Teruo Motorsport)
DTB: Fábio Zarbielli (Gol #66 - GCR)
DTC: Fernando Defendi (Gol #85 - Mecânica Longuinho)
FLD: Ricardo Righi (Gol #388 - RCR Motores)
FLT: Bruno Damásio (Chevete #55 - Garage 55)
PM: Roderjan Busato (Camaro #174 - Speed Unlimited)
ST: Ricardo Zancanaro (Gol #770)
STL: Bruno Ribeiro (Gol #27 - Columbia
STT: Vilson Ferreira (Opala #231 - Julieta)
TO: Moisés Bortolan (Opala #17 - Rhonaldo)
TTA: Fábio Costa (Opala #101 - Julieta)
TTB: Ricardo Borba (Chevette #115 - Kittler)
TS: Jader Krolow (Nova #938 - Boss Drag Race)
TST: Cezar Augusto Ferreira (Chevette #13 - Julieta)
XTM: Rodrigo Leal (Opala #777 - ProAuto)
Desafio Racing: Ruberval Salazar (Gol #333)
Desafio Street: Jackson Oliveira (Gol #1001 - Neguinho)
Fotos: DragsterBrasil.com