Autódromo Velopark, em Nova Santa Rita (RS), tarde de 22 de maio de 2022. O Cobalt vermelho de Ezequias João, o Mano, aponta na entrada da reta para a disputa da semifinal de sua categoria, a XTM, no VP Series de arrancada. O adversário é o poderoso Camaro de Jader Krolow, com seu respeitável motor V8 biturbo.

O Camaro tem problemas e o Cobalt larga. Demora 1s178 para percorrer os 60 pés, equivalentes a 18 metros de pista. Chega nos 100 metros após 3s146 e completa os 201 metros da largada em 4s666, com velocidade de 264 km/h. O bólido construído nos anos 2000 nos EUA torna-se, naquele momento, o carro de tração dianteira mais rápido do mundo em provas de ⅛ de milha.

A equipe comemora, quase em tom de reencontro de colegas: afinal, quase todo o time responsável pela preparação do carro é formado por alunos da FT Education. É a divisão de treinamentos da FuelTech, que há dez anos se ocupa disso: formar profissionais campeões que cuidam de projetos campeões.

Missão: alta performance

No caso do Cobalt de Mano, o time de egressos da FT Education responde por 80% da equipe: é formado pelos ex-alunos Elisandro Antoniolli, Elias Gregory, Uendel Cerollini e o tuner Marcus Assumpção, que frequentou todos os módulos oferecidos até aqui. O time é completado pelo instrutor Cristian Delfino, da Power Racing Suspensões, responsável pelos módulos de suspensão em nosso braço voltado à capacitação na área da performance.

Os carros recordistas da etapa de maio/2022 na arrancada do Velopark: quase todos com equipes que tem profissionais formados na FT Education.

“Devido a carência de informações relacionadas a motores de alta performance com injeção programável, identificamos a necessidade de treinamento nesta área, a partir da premissa de que, para o mercado crescer, é necessário instrução de qualidade”, destaca o coordenador da FT Education, Cristian Silva. “A ideia surgiu em 2010, dois anos depois do meu ingresso na FuelTech. Em maio de 2012, iniciamos a primeira turma, em Manaus (AM)”, relembra Cristian, um dos sete instrutores hoje no Brasil – além de outros dois que estão na Argentina e nos EUA.

Os cursos são idealizados de modo a capacitar os alunos para desafios árduos, como o encontrado no novo recordista mundial de tração dianteira. “Nos treinamentos FT Education existe a preocupação em disponibilizar aos alunos um conteúdo de altíssimo nível em todos os lugares onde o curso é ministrado, ou seja, buscamos os meios necessários para padronizar a qualidade entre os locais”, reforça Silva.

Não poderia ser diferente: o Cobalt aqui referenciado, por exemplo, é um carro projetado nos EUA, por nada menos do que a própria divisão de competições da General Motors.

Sinergia total

Nesta primeira década completa de atuação, os conteúdos da FT Education acompanharam a evolução do mundo da performance e dos próprios produtos da FuelTech, ao lado de parceiros nas pistas do Brasil e do mundo. “Ciente de que a sinergia do mercado é o melhor caminho para o crescimento da alta performance, a escola formatou cursos para dividir os conhecimentos desenvolvidos junto a entusiastas e profissionais”, destaca Cristian.


Uma das maiores inovações da divisão de treinamentos foi oferecer aulas à distância, antes mesmo do boom de serviços remotos forçado pela pandemia. O conteúdo é o mesmo dos alunos que optam pelas aulas presenciais, realizadas de norte a sul do país e também no exterior.

“Foi com esse objetivo que criamos o EaD FT Education, com treinamentos com a mesma qualidade e a possibilidade de atendê-lo onde você estiver”, frisa o coordenador, que destaca: como se não bastasse a facilidade, dois dos cursos online oferecidos são grátis.

Nestes 10 anos, mais de 50 mil alunos já realizaram os cursos da FT Education.

Centenas ou até milhares deles já foram responsáveis por projetos campeões nas pistas.

Não hesite: basta um clique para você começar sua trajetória para ser o próximo.

Siga a FT Education nas redes sociais!